in

Como dizer NÃO no trabalho

Você sabe o que é assertividade laboral? É a habilidade comportamental que nos ajuda a dizer não no trabalho de forma educada e respeitosa. Ela pode ser usada quando, por exemplo, um gestor pede a um profissional que realize uma função que esteja fora do seu escopo de responsabilidades ou quando o acúmulo de funções esteja se tornando um impeditivo para a boa produtividade.

Muitos profissionais não se sentem confortáveis ao dizer não no trabalho e temem demissões ou reprovações de seus superiores. No entanto, saber se posicionar e apresentar boas razões para dizer não a uma solicitação são ações que ajudam muito a superar esse medo e o desconforto inicial.

Dicas para aprender a dizer não no trabalho!

Abraçar inúmeros projetos ao mesmo tempo só vai te deixar mais estressado e incomodado. Por isso, saber dizer não acaba sendo vital para a sua produtividade e motivação.

Se você estiver sobrecarregado no trabalho, não se sinta mal por dizer não a um projeto ou tarefa. Declinar uma solicitação não te faz ser um profissional difícil de lidar, preguiçoso ou incompetente.

Em muitos casos, dizer não a uma atividade extra é importante para que você consiga realizar o seu trabalho com qualidade. O que você precisa fazer é justificar a sua negativa de forma profissional e convincente, expondo que sua posição é para o bem da própria empresa.

Antes de dizer não, avalie a demanda que está sendo solicitada e veja se você é capaz de atendê-la. Ao concluir que sua participação na atividade não é essencial, fale não de forma direta e educada, compartilhando seus motivos de maneira persuasiva e com diplomacia.

Às vezes, você também vai precisar dizer não a um colega de trabalho que solicite sua ajuda para cumprir uma obrigação fora da sua área de atuação. Neste caso, demonstre empatia, mas não ceda a pressões. Mostre que você já tem muito trabalho para desenvolver dentro do seu setor e ofereça dicas ao colega para que ele consiga cumprir os prazos de seus próprios projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância do seu networking no mercado de trabalho

5 Expressões Que te Prejudicam No Trabalho