in

Como procurar emprego: para quem devo enviar meu currículo?

Como procurar emprego: para quem devo enviar meu currículo?

Se você veio parar aqui, está no lugar certo! Acumulei grande experiência em recrutamento e recolocação e conheço bem os dois lados dos processos seletivos. Aqui neste artigo, irei falar de um o ponto importante de como procurar emprego: fazer o currículo cair nas mãos das pessoas certas que farão a diferença

Pode ser sua procura por um primeiro emprego ou uma nova oportunidade na área em que já é atuante, ressalto a importância de estar atento a alguns detalhes dos processos seletivos que pouquíssimas pessoas sabem. Além do mais, aposto que muita pessoas já te deram dicas de como procurar emprego ou sobre entregar para a pessoa certa e elas não funcionaram…

Conseguir o emprego ideal não depende apenas da sua capacidade profissional. Você precisa ter um bom currículo que agregue valor e mostre o seu potencial. E para que seu potencial seja notado, você realmente precisa saber como enviar seu CV da maneira certa.

Para quem você deve enviar o currículo

Quando você fica sabendo de uma vaga, geralmente vem na descrição o modo como a empresa quer receber os currículos dos candidatos. Às vezes é por e-mail, às vezes você precisa se cadastrar no site da própria empresa. Você já sabe o que fazer e a recomendação é que você siga exatamente o que a empresa pede.

O que vem acontecendo com muitos dos alunos dos treinamentos recentes é receber convites para vagas através do LinkedIn. Isso poupa um bocado de tempo, já que por esse meio eles não precisam ficar procurando oportunidades e assim já estão em contato direto com os recrutadores.

Agora, fora desses dois caminhos há outras possibilidades e elas geram muitas dúvidas relacionadas a como procurar emprego e a melhor forma de conseguir a contratação

Eu já respondi algumas perguntas nessa série de vídeos curtos. Mas acho importante explicar algumas das respostas para esclarecer como procurar emprego e realmente conseguir ser contratado. Como essa pergunta, por exemplo:

Encaminhei meu currículo para uma vaga. Depois descobri o nome da pessoa que está fazendo a seleção. Devo ligar para ela ou aguardar retorno?

Nesse caso, o melhor a fazer é aguardar o retorno. Quando se envia o CV para um recrutador, você ainda não está sendo considerado dentro do processo seletivo. Vou te explicar por que:  

Em grande parte dos casos, quando uma vaga é aberta, o recrutador recebe centenas de currículos. Isso torna inviável dar retorno para cada pessoa que se candidatou. E a prioridade do recrutador é resolver o problema da empresa (que é preencher a vaga), e não o seu. 

Como procurar emprego e conseguir entrevistas

Recrutadores levam menos de 8 segundos para descartar os currículos que julgam não se encaixar para as vagas que têm em aberto. Ou seja, eles não passam das primeiras linhas e, assim, muitos bons profissionais perdem boas oportunidades.

Essa prática deixa muitas pessoas revoltadas com o método de seleção, eu entendo, parece injusto. Mas imagine que apenas uma de suas tarefas dentro da empresa é selecionar candidatos. Se para apenas uma vaga chegam centenas de CVs, imagine para um recrutador que administra vários processos seletivos ao mesmo tempo porque a empresa precisa que ele faça esse trabalho.

A responsabilidade de ser notado, então, fica com o candidato. E quem não tem um currículo atrativo desde as primeiras linhas não recebe retorno das vagas que se candidata e não é chamado para entrevistas. Tudo porque o CV não desperta a curiosidade de quem o lê.

Quando percebi que muitos profissionais com ótimo potencial não estavam conseguindo um novo emprego, eu decidi mostrar o que eles precisam saber para melhorar o currículo e aumentar suas chances de ser chamado para a entrevista. É exatamente esse o tema da palestra totalmente gratuita que você pode participar ainda essa semana, enquanto houver vagas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SAIR DO SEU EMPREGO? 6 Pontos para você analisar antes de decidir

Como se dar bem com o seu chefe