in

Como ser contratado por uma boa empresa

Saber por que você merece ser contratado

Por que você merece ser contratado? Essa é uma pergunta que, provavelmente, você ouvirá em muitas entrevistas de emprego e a resposta dela deve estar sempre na ponta da língua.

Pode até parecer estranho, mas se questionar sobre o porquê você deveria ser contratado e no que você se difere dos demais é um exercício que pode te ajudar a conquistar aquele emprego que tanto procura. Quando buscamos por respostas para esse tipo de questionamento, é comum que encontremos em nós mesmos pontos a serem melhorados, o que é muito bom para atingir o sucesso na carreira.

Um bom currículo

Para ser contratado por uma boa empresa, uma coisa que você precisa ter certamente é um bom currículo. Ele nada mais é do que a sua identidade profissional e é, muitas vezes, a primeira coisa que o entrevistador verá a seu respeito. É  com esse documento que ele começará a construir uma primeira impressão sobre você, por isso, é essencial que seu currículo esteja atualizado e impecável. Caso contrário, pode ser que você não seja selecionado nem mesmo para a entrevista.

Um bom currículo deve sempre estar devidamente preenchido com suas competências, sua formação, suas experiências e resultados até então. Além disso, deve conter também algumas informações pessoais e seus dados de contato atualizados. De preferência, ainda, com mais de um número para contato. Tudo isso de forma resumida e objetiva, não passando de duas páginas.

Capacitação técnica

Ser capacitado para ocupar a vaga que você está concorrendo é um ponto crucial na hora de ser contratado ou não. Afinal, uma boa empresa procura por bons profissionais, capazes de executar aquilo que é proposto na rotina de trabalho.

Para ter capacitação técnica é muito importante investir em bons cursos, mesmo que você já seja graduado ou um técnico da área, muitas vezes, isso não é o suficiente. Busque sempre se atualizar, invista em você mesmo como profissional, uma pós-graduação, um MBA, um curso livre, ou mesmo, um intercâmbio no exterior são excelentes formas de se especializar na sua área e contarão muitos pontos no seu currículo. Esse é um investimento com garantia de retorno.

Inteligência emocional

Acredite, não é sempre que o melhor currículo é escolhido para preencher a vaga. Existem outros fatores que também contam muitos pontos na hora de conseguir ou não um emprego e um deles é a inteligência emocional. Nos dias de hoje, onde tudo acontece muito rápido e há cobranças vindas de todo lado, ter inteligência emocional para trabalhar bem em uma equipe, lidar com as adversidades e as pressões que inevitavelmente surgirão é fundamental.

Por isso, se esse não é um dos seus fortes, trabalhe para melhorar, pois ajudará muito a você ser contratado. Afinal, a sua inteligência emocional será de grande ajuda, a partir do momento que você entra na sala para a entrevista de emprego mostrando que está tranquilo, tendo calma para falar sobre você e suas experiências, e agindo com confiança.

Pode parecer pouco, mas essas três coisas, por mais simples que pareçam, podem fazer toda a diferença na hora de ser contratado para aquela vaga que você tanto almeja. Portanto, prepare um bom currículo, mostre suas competências e use de toda a sua inteligência emocional para fazer uma boa entrevista quando chegar a hora.

Vale ainda lembrar que o currículo impresso já não é mais tão utilizado. Por isso, se deseja ser contratado logo, não hesite em preenchê-lo também em bancos de currículos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como se organizar na busca pelo emprego

Dicas de como adquirir mais conhecimento