in

Conheça o Estágio Curricular Supervisionado

estágio curricular supervisionado é um estágio obrigatório previsto na Lei nº 11.788, de 2008. De forma legal e regulamentada, as instituições de ensino podem promover o estágio para seus educandos, em parceria com as empresas, que devem obedecer a uma série de exigências, como, por exemplo, manter um profissional formado e experiente responsável por orientar e conduzir a atuação dos estagiários.

O estágio é necessário para que o aluno obtenha a experiência mais próxima do trabalho em uma situação real, atuando junto à comunidade e ao meio social, aprimorando seus processos de aprendizagem cultural e profissional por meio da vivência.

Em alguns cursos, o estágio curricular supervisionado é essencial para que os alunos obtenham o diploma. Nestes casos, os alunos já são avisados logo no início do curso, para que possam se inscrever em processos seletivos e conquistar uma vaga.

Entre as obrigações do estágio curricular supervisionado estão:

  • ter compatibilidade entre as atividades previstas no estágio e o currículo do curso;
  • assinar um termo de compromisso entre a empresa e o estagiário;
  • oferecer uma bolsa-auxílio ao estudante;
  • possibilitar que o aluno tenha contato direto com a realidade da prática profissional que ele escolheu.

Qual o objetivo do estágio curricular supervisionado?

As finalidades do estágio curricular supervisionado são as seguintes:

  • Oferecer ao aluno condições de aprender sua profissão na prática;
  • Avaliar a capacidade do aluno em ambiente prático;
  • Supervisionar e reorientar o educando durante suas atividades;
  • Emitir um relatório sobre as atividades do educando periodicamente.

estágio curricular supervisionado não pode configurar um trabalho formal. Embora muitos educandos recebam uma bolsa-auxílio para realizarem suas atividades de estagiários, é importante ficar claro que eles estão em uma fase de desenvolvimento e aprendizado.

Entre os termos de compromisso do estágio, esta destacado que a atividade na empresa não pode afetar as atividades educacionais do aluno. Por exemplo: quando ele estiver em período de provas, pode contar com mobilidade no horário do estágio.

Além disso, durante o estágio curricular supervisionado, o desempenho do estudante é avaliado e sua performance é adicionada ao seu histórico.

Na prática, com o estágio supervisionado, todos são beneficiados: a empresa que oferece a vaga, o aluno e a escola/universidade. É uma relação de parceria, que visa desenvolver talentos e oferecer uma base prática de conhecimento para os futuros profissionais.

Normalmente, existe um intermediador do estágio curricular supervisionado, como, por exemplo, o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, uma entidade sem fins lucrativos que opera no sentido de formalizar o estágio, garantir que todos os elementos contidos nos termos de compromisso sejam cumpridos e oferecer as vagas de estágio aos alunos das instituições de ensino credenciadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perguntas para você fazer ao seu próximo chefe em sua futura entrevista

Teste do café, utilizado em todas entrevistas por um diretor