in

Saiba como lidar com sua timidez na entrevista de emprego

Muitos candidatos tem problemas com a timidez, e acabam ficando inseguros durante a entrevista de emprego.

Para passar pelo processo de forma natural, sem traumas e controlando a timidez, separamos algumas dicas, confira logo abaixo:

  • Prepare-se para o momento

Estar e se sentir preparado é um dos fatores que mais ajudam a aliviar a timidez na hora da entrevista de emprego. Além de minimizar o nervosismo e se sentir mais calmo, você estará pronto para responder as perguntas e questionamentos do recrutador.

Dica: pesquise bastante sobre a empresa, ensaie a entrevista e repasse tudo que pode ser questionado pelo futuro chefe.

  • Seja você mesmo

É essencial que durante a conversa ser você mesmo. Não tente ser uma pessoa extrovertida ou demonstrar algo que não é real. Tentar esconder dessa forma a timidez pode acabar soando negativamente.

  • Responda com calma

Os candidatos mais tímidos podem tentar responder as perguntas da entrevista muito rapidamente, para acabar logo com aquele momento de estresse, e isso é muito desvantajoso. Quando for questionado, pense, reflita e responda com calma e confiança. No seu tempo. Não apresse a entrevista, aproveite cada momento desse processo a seu favor.

  • Tente relaxar

Se possível, tente não ficar tenso minutos antes da entrevista. Ficar ansioso pode acabar atrapalhando ao invés de ajudar.

Dica: ouça uma música calma e pensar em coisas positivas. Isso pode acabar ajudando a deixar o candidato mais sereno e sem tantas preocupações.

  • Cuide da sua linguagem corporal

O corpo, os gestos e a postura também falam e podem acabar sendo um tipo de comunicação não-verbal muito negativa. Por isso, é essencial ficar atento a esse tipo de linguagem.

Dica: Mantenha as costas ereta, passe confiança e segurança ao recrutador. Muitas vezes, uma postura tímida pode acabar sendo vista como nervosismo ou despreparo, o que não é vantajoso ao interessado na vaga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não passou na entrevista de emprego? Pegue estas dicas

Como procurar um novo emprego estando empregado