in

Se destaque e consiga a vaga de Vendedor

Vendas é uma das profissões mais antigas do mundo, quem trabalha nessa profissão encara desafios todo o tempo, e para ser um bom vendedor não é somente tentar vender um produto, está muito, além disso, você precisa enxergar oportunidades, buscar entender as reais necessidades de seus clientes, estabelecer uma conexão real com seus compradores, e assim ajudar melhora a vida de seus clientes ou de suas empresas.

Dicas de como responder perguntas feitas para cargo de vendedor.

  • Porque você escolheu ser vendedor?

Para esta pergunta, avalie realmente se você gosta do que faz, e pense o que te faz gostar de trabalhar com vendas. Se faça algumas perguntas para você mesmo: Eu gosto de lidar com pessoas? Eu gosto de ajudar pessoas? Eu gosto de motivas pessoas? Eu tenho força de vontade? Eu gosto de desafios?

Se você respondeu que sim, realmente você leva o jeito para vendas. Porque ser vendedor é ser desafiado a vender um produto, talvez para quem só passasse para dar uma olhada e não tinha intenção alguma de comprar, ou talvez a pessoa já tenha uma ideia do que levar, mas você entende que aquele produto não irá suprir as necessidades dele, e você oferece algo no lugar, e convence a pessoa que o produto é melhor. Os resultados na profissão de vendedor dependerão somente de você.

Para responder essa pergunta seja sincero, e mostre ao recrutador que você possui características de um bom vendedor, que você é capacitado.

  •  Você gosta de ajudar os clientes? Dê um exemplo.

É claro que a resposta será “Sim”, e o recrutador já até espera essa resposta, mas dê um exemplo de alguma vez que se viu na situação de precisar prestar uma ajuda a alguém.

  • Você é criativo? Conte um caso em que isso foi determinante para fechar uma venda.

Você deve entender o como a criatividade pode te ajudar em uma venda, então você saberá responder sem rodeios a essa pergunta. Um vendedor pode ser criativo na hora da abordagem do cliente, mostrando coisas que normalmente os clientes não conseguem ver. Enfatizar vantagens que, às vezes, passam despercebidas, dependendo sempre das condições do cliente e do que ele deseja. A criatividade é aquilo que tira do nada de um produto novo, o qual o cliente jamais esperava algo diferente que pelo menos chama atenção. A venda avança conforme essa criatividade puder tocar a mente do cliente, ao ponto de fazer com que ele queira determinado produto.

Então na hora de responder esta pergunta, diga que você se considera uma pessoa criativa, e que consegue usar disso para avançar com uma venda, que consegue com essa característica vender algo improvável, mostrando vantagens de levar o produto, mesmo que a primeira vista o cliente não tenha percebido.

  • Conte uma venda da qual você se orgulha até hoje.

Já vimos que a profissão vendedor, é um grande desafio, e se você tem experiência com o cargo, você já teve várias situações que pegou aquele cliente que só estava “dando uma olhadinha”, ou aquele que não abre mão da escolha, ou aquele que disse: “Depois eu passo aqui”, e conseguiu reverter essas situações, ou talvez tenha alguma outra história melhor para contar.

O recrutador que saber o quão se julga um bom vendedor, liste alguma dessas experiências a que você ache que realmente foi um grande feito.

  • Dê um exemplo de um caso em que você superou as expectativas para atingir suas metas.

Esta pergunta mesmo, você vai ter que analisar dentro de suas experiências, alguma situação que precisou se empenhar um pouco para atingir alguma meta, como já dito neste artigo, os resultados da profissão de vendedor dependerão de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como devo me vestir para entrevista de emprego?

Sites de emprego especializados