in

VOLUNTARIADO – Como ele pode contribuir na sua carreira

As habilidades e os atributos pessoais que as empresas procuram ao recrutar mudaram consideravelmente à medida que o mercado continua a evoluir. A responsabilidade social corporativa é uma consideração importante para a contratação dos colaboradores.

Além das empresas, os candidatos estão mais dispostos a trabalhar em ambientes que promovem a ética e a sustentabilidade. Mas como o voluntariado pode contribuir para a sua carreira?

Ter uma sólida estrutura de diversidade e inclusão é uma parte crucial para construir uma organização com uma cultura de acordo com o cenário corporativo atual, o que significa que a experiência de voluntariado não é mais vista como um “extra”, e sim como uma qualidade valiosa.

Incluir essa experiência pode ser o seu diferencial em relação aos outros candidatos pré-selecionados.

Algumas empresas incentivam seus funcionários a se voluntariarem e permitem, por exemplo, que se tire um dia de folga para realizar doação de sangue com remuneração integral. Outras, realizam ações internas em parceria com organizações sem fins lucrativos.

Seja como for, o voluntariado oferece a chance de se ganhar experiências e habilidades que um ambiente de trabalho regular não pode oferecer. Os empregadores consideram essas atividades de muito valor, pois entendem que a exposição a diferentes ambientes e práticas de trabalho tem aplicação empírica dentro da empresa.

Os benefícios do voluntariado

Se você está considerando o trabalho voluntário, aqui estão alguns dos principais benefícios:

1. Experimente diferentes ambientes

Se você procura maneiras de ajudar a crescer sua carreira, o voluntariado pode permitir que você explore diferentes setores que podem estar fora de seu alcance. Por exemplo, você pode ser voluntário em seu teatro local, hospital ou centro comunitário e se envolver em áreas que lhe interessam, enquanto ajuda outras pessoas.

2. Aprenda novas habilidades

É importante trabalhar continuamente em seu próprio desenvolvimento pessoal. O voluntariado pode lhe dar a chance de aprender novas habilidades em áreas fora da sua atuação. Uma forma é ajudar a organizar um levantamento de fundos pode lhe dar habilidades de planejamento e orçamento. Além disso, lidar com diferentes pessoas também será benéfico para sua habilidade de construção interpessoal e de relacionamento, o que pode impulsionar a criação de contatos em sua carreira profissional.

3. Networking

O voluntariado oferece uma grande oportunidade para desenvolver relacionamentos pessoais e profissionais, pois ele atrai pessoas que você provavelmente não conheceria a não ser por conta desta experiência. Criar conexões neste ambiente único é uma ótima maneira de construir relacionamentos duradouros.

4. Mantenha-se conectado

É muito fácil envolver-se em seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal e fechar-se para relações externas. O voluntariado pode abrir seus olhos para um outro lado que talvez não conhecesse em você e te ajudar a olhar de forma mais positiva para todas as oportunidades em sua vida.

5. Ganhe experiência

Se você não procura por uma nova carreira, mas quer ampliar seu conhecimento e experiência fora da sua organização atual, o voluntariado pode ser uma ótima maneira de fazer isso. Por exemplo, sentar em uma diretoria sem fins lucrativos pode expandir seu conjunto de habilidades profissionais de uma maneira que difere da norma e que talvez você não tenha tido a oportunidade de experimentar em outra situação.

Como apresentar uma experiência voluntária no seu CV

Sua experiência de voluntariado é algo para se orgulhar, não esconda isso no final de seu currículo. Incorpore seu trabalho voluntário profissional em seu histórico, pois isso permite que seu empregador em potencial veja como você se ajusta à sua experiência na sua vida.

Se você irá se candidatar a um novo cargo, é importante colocar em destaque o conhecimento relevante que você adquiriu do seu trabalho voluntário e incluí-lo na seção de habilidades. Assim, se você for convidado para uma entrevista, será capaz de fornecer uma variedade de exemplos diferentes para delinear suas principais habilidades.

E não se esqueça de incluir um parágrafo sobre sua experiência de voluntariado em seu resumo no seu perfil do LinkedIn, é claro.

Deseja ver algumas vagas com o seu perfil profissional? Faça uma busca em nossas vagas de emprego disponíveis e candidate-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trabalhe por conta própria

Idéias para trabalhar em casa